sábado, 2 de maio de 2009

Release do Show Nhengarí Inami - A Arte do Poeta Popular

O espetáculo “Nhengarí” Inami – A arte do poeta popular - é um show viabilizado por meio do projeto Música no Paiol, da Fundação Cultural de Curitiba.

A proposta para este evento musical, consiste na apresentação de uma pequena parte da vasta obra do pesquisador-folclorista-compositor paranaense, o professor Inami Custódio Pinto.

Criador de mais de 200 músicas (muitas delas já gravadas por nomes como Ary Fontoura, Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo), Inami também é responsável pelo registro e pela difusão das tradições folclóricas encontradas no Paraná. “Só por esta razão, o compositor que é uma referência em estudos sobre o folclore no meio acadêmico e cultural merece ser reverenciado”, afirmam Lydio Roberto e Cris Lemos, idealizadores do projeto Nhengarí Inami – que em Tupi-Guarani significa – Cantar (Nhengarí) a água azul (Inami).

O show que acontece dias 17 e 18 de abril, às 21 horas no Teatro Paiol, tem classificação etária livre, e será marcado por releituras musicais de temas folclóricos colhidos pelo pesquisador e de canções autorais compostas ao longo de sua carreira. Ao som de violão, viola, rabeca, acordeom, contrabaixo, percussão e vozes, a música do poeta popular Inami Custódio Pinto ganhará de novo os ares de sua terra amada, o chão-Paraná. Lydio Roberto que assina a direção musical do espetáculo propõe uma releitura elaborada desse cancioneiro; “são melodias que transitam entre o tradicional e o moderno sem preconceitos estéticos”.

O roteiro e a direção cênica estão sob a responsabilidade de Jacqueline Daher que afirma “ser um grande prazer essa revisitação de nossas tradições”. O espetáculo conta com a participação especial dos músicos Ary Giordani e Dú Gomide e tem como núcleo criativo dos arranjos Lydio Roberto, Ricardo Janotto (Ô Rosinha), Marcio Silva, Glauber Carvalho e Cris Lemos. A produção executiva e a assessoria de comunicação são de Kátia Fontoura.

Aos amantes da música e da cultura de raiz e, em especial, aos que não conhecem e ainda não vivem as belezas e curiosidades da cultura popular do Paraná: “ - este show é mais do que um grito da terra, é um momento de gratidão e reconhecimento aos feitos de Inami Custódio Pinto, filho de nossa terra, orgulho de nossa gente” – afirma Lydio Roberto.

Serviço: Nhengarí Inami – A Arte do Poeta Popular
Local: Teatro do Paiol. Pç Guido Viaro s/n – Prado Velho
Ingressos: R$ 15,00 e R$ 7,50
Dias 17 e 18 de abril Hora: 21 horas
Contatos: Kátia Fontoura – (041) 99645432
Teatro Paiol: 41 3213 1340